quarta-feira, 16 de março de 2016

EEB Ildefonso Linhares é destaque na publicação “Promoção da saúde escolar na América Latina: experiências”      

Ildefonso 1  P


A Escola de Educação Básica Idelfonso Linhares, de Florianópolis, foi vencedora na categoria alimentação saudável, do concurso promovido pela Rede Ibero-americana de Promoção da Saúde Escolar. O projeto ganhador “Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis” fará parte do livro “Promoção da saúde escolar na América Latina: experiências”.
O livro abordará iniciativas de sucesso de 20 escolas, divididas nas categorias de experiências universidade-sociedade, experiências com impacto nacional e experiências locais de promoção de saúde escolar. O trabalho conta com a participação de 40 autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba e Espanha.
A assistente técnico pedagógica, Daniela Azevedo, uma das responsáveis pelo projeto da escola, escreveu o capítulo do livro referente às atividades promovidas com os alunos. Daniela explica que a iniciativa abrange do 1º ao 5º ano. “Cada classe tem um atividade diferente. Em uma turma, os alunos vão à feira com a professora, são ensinados a escolher as frutas e higienizá-las. Quando chegam à escola fazem saladas e cada receita é registrada em um livro”, conta.
Ildefonso 2  PO projeto, iniciado em 2007, desenvolve tarefas como horta escolar, produção de sabão ecológico, semana saúde na escola, higienização de hortaliças, reciclagem do lixo, higienização das mãos, escultura com frutas, pesquisa sobre vegetais, visita a feira, visita ao supermercado, higiene bucal, plantação de mudas de tempero, culinária saudável, além de orientações sobre bulas de medicamentos, armazenamento de produtos alimentícios, diabetes e doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.
O trabalho vem dando resultados, Daniela conta que durante a reunião com os pais, foram estabelecidas regras quanto ao consumo de refrigerantes e frituras, abolidos pela escola. “Mudar hábitos é um processo difícil, mas já notamos que a conscientização tem atingido também a família”, afirma.
A publicação com a experiência realizada na escola está disponível para download no site oficial Rede Ibero-americana de Promoção da Saúde Escolar: www.ripse.org.

Nenhum comentário: