quarta-feira, 25 de novembro de 2015

HOMENAGEM AOS 3o. ANOS DO ENSINO MÉDIO



Homenagem Realizada pela professora  de matemática - Cleusa  Roseane Cachoeira para as turmas do 3o. ano do Ensino médio da E.E.B. Ildefonso Linhares 2015.

 - Para que a modéstia? Reconheça teu valor… És especial! Mereces todas as glórias!
Orgulhe de ti mesmo! És digno… Tudo conseguiste em virtude de teus méritos… Lutaste! Venceste!
Tantas e tantas vezes escorregaste… Mas reagias sempre.
Reconheça… Que pessoa maravilhosa que és.
Dê-te então parabéns pela conquista hoje de um novo amanhã.
Plantas hoje a semente de uma colheita que será abundante.
Parabéns pela tua formatura!
Felicidades hoje e sempre!

DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM NA EEB ILDEFONSO LINHARES 2015

DISCUSSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR


          
            Aos vinte e um dias do mês de outubro do ano de dois mil e quinze e aos vinte e quatro dias do mês de novembro do mesmo ano, reuniram-se nas dependências da  E.E.B. Ildefonso Linhares, ás 13:30h, o diretor geral Sergio Bertoldi, a Assessora de direção, Solange Adão, a ATP Daniela Azevedo, ATP Lidiane Cristina da Silva e professores, para tratar de assuntos referentes a discussão da Base Nacional Curricular Comum onde os presentes mostraram-se empenhados em participar deste momento de reflexão, contribuindo para a elaboração de um documento coletivo que explicitasse nossos anseios em relação aos conteúdos mínimos a serem trabalhados em cada componente curricular subdividido por área de conhecimento, respeitando a autonomia do educador no que se refere as estratégias de ensino, a identidade local, a regionalidade e suas particularidades.
            Foi unânime o entendimento de que o tempo para esta discussão de tamanha importância foi pequeno, necessitando envolver toda a comunidade, pais, funcionários, alunos, acreditando que o assunto é de interesse geral.
            No nosso entender, os alunos devem ser preparados exaustivamente no conhecimento de base, como nas habilidades de leitura, escrita e nas quatro operações matemática, de forma que estes possam de forma autônoma, buscar conhecimentos que lhes serão exigidos ao longo de sua vida acadêmica e funcional.   Poderá atuar como uma importante ferramenta que, em consonância com o planejamento, norteará o trabalho do professor. 
            O professor deverá, portanto, protagonizar o trabalho em sala de aula, levando em consideração o conhecimento prévio e a bagagem cultural que cada aluno traz consigo.  Ferramentas como essa, de forma alguma, pode ser usada para desqualificar o indispensável papel do professor, tornando-o mero transmissor de vídeo aulas e conteúdos descontextualizados.
                A partir de uma espinha dorsal, com um fio condutor estabelecido em nível nacional, os conteúdos devem ser expandidos, de acordo com o local e o espaço em que estão inseridos professores e alunos – partindo do micro para o macro e do macro para o microssistema, num ir e vir constante. Vale salientar que esta equipe defende um manual didático único, para cada disciplina, contemplando os conteúdos, mínimos necessários, que seja norteador e não engessador do processo ensino-aprendizagem, tendo o professor a flexibilidade e a possibilidade de escolher outros recursos didáticos, entre os disponíveis, respeitando o assunto/tema proposto.
            Atualmente vemos nos PCN, os conteúdos apresentados de forma ampla, porém, solta, onde permite que cada educador planeje suas aulas e apresente os conteúdos sem uma ordem programática que seja de fundamental importância para o aprendizado do próximo conteúdo ou até mesmo de conteúdos de outras disciplinas devendo a escola trabalhar o todo e depois, seguir adiante.  Para isto, é preciso ter um objetivo claro do que se quer ensinar, ter clareza dos conteúdos mínimos a ser ensinado do primeiro ao nono ano do ensino fundamental anos finais e ensino médio.  O cronograma de atividades não pode ficar esquecido, pois o prazo a ser atingido é necessário para que as metas sejam atingidas.
            Além disso, os conteúdos precisam estar interligados, precisam ter uma sequência, de forma que, ao trabalhar por exemplo um conteúdo de Matemática (logaritmo) no 2º. Bimestre, quando for trabalhado em Química o conteúdo (equilíbrio químico em POH e PH) e desta forma os alunos já tenham assimilado os conteúdos básicos necessários para a construção de tal conhecimento, formando elos de ligação com todas as disciplinas.
            Estes conteúdos precisam ter uma sequência única que deve ser respeitada em todo o Território Nacional, e desta forma, do Oiapoque ao Chuí, todos os educadores trabalharão seguindo uma sequência, um roteiro, uma programação, seja ela mensal, bimestral, trimestral, que deverá estar documentada no PPP da escola e no Planejamento do Professor, oferecendo ao aluno, o conteúdo base.
      Os alunos deveriam ser contemplados com temas que envolvessem o estudo das minorias, ética, religião, filosofia, sociologia, moral e bases científicas com estatística básica - elaboração de hipóteses, testagem de hipóteses, coleta de dados, resultados e discussão, elaboração de figuras e tabelas, para ilustrar uma pesquisa, por mais básica que seja. É importante enfatizar que esta equipe advoga favoravelmente em trabalhar conteúdos por meio de projetos que estejam voltados, no mínimo, para a interdisciplinaridade, onde os educadores possam trabalhar de forma autônoma seus conteúdos, contextualizando-os, fazendo pontes de ligação com as demais áreas do conhecimento, entendendo que esta autonomia do professor deve ser também, promovida no aluno.  Dessa forma, promoveremos cidadania e maneiras de identificar e caracterizar a realidade do microssistema sem prejudicar os conteúdos obrigatórios.
            Para garantir que os conteúdos sejam cobrados e ofertados aos alunos, a ideia é que seja realizada avaliação institucional a cada bimestre, para que possam ser observadas as dificuldades e criado estratégias a fim de superá-las.  Esta avaliação não tem a intenção de punição ou classificação e sim diagnóstico de todos os envolvidos no processo educativo.
            Este processo de garantia da aplicabilidade dos conteúdos mínimos, inicialmente deverá ser “cobrada”, pela equipe pedagógica da Unidade Escolar, através dos Supervisores Escolares, discriminado em seu PPP, pois urge a necessidade de um controle para que de fato o conteúdo seja ofertado.
            Precisamos deixar claro que, nenhum processo que se quer qualitativo acontecerá, sem que haja investimento na área da educação, em capacitação dos profissionais da área, investimento em materiais didático de qualidade, incentivando e facilitando o acesso ao conhecimento dos principais beneficiários da educação entendidos aqui como sendo os alunos.
            Para tanto, deve-se investir na capacitação contínua do professor e equipe pedagógica, bem como na estruturação física e tecnológica do espaço escolar.  A escola e conhecimento devem ser atrativos e dinâmicos, pois é numa sociedade nesses modelos eu o aluno do século XXI está inserido.
            Sem mais assuntos para tratar, eu, Lidiane Cristina da Silva, Assistente Técnico Pedagógico, lavrei esta ata e finalizo-a as dezessete horas e trinta minutos, juntamente com os demais presentes.

Adriana Freitas
Aline Madruga
Ana Beatriz
Andreia Alves
Cristiani da Silva Piris
Cesar Schmidt
Cyntia Walburga Penha
Cleusa Roseane Cachoeira
Daniela Azevedo
Danila Henz
Ederson Coelho
Estefânia Maximiano
Enio de Jesus Rosa
Fabiola Rodrigues
Fátima Coelho Losso
Felipe Kerchiner dos Anjos
Flavia Ocker Franciele Rodrigues
Franciele Souza
Idonézia Collodel Benetti
Juliana Alves
Karla Souza da Silva
Laura de Souza Lima
  
Franciele Rodrigues Guariente
Franciele Souza
Gabriela K. Constantino
Lidiane Cristina da Silva
Luciano Rostirolla Prado
Maria Cristina Melo Magalhães
Maria Lúcia da Silva
Maria Nazaré Barreto
Marilia Gomes Vieira
Marlon Henrique Machado
Osmir Raizer Junior
Paulo Lopes Vicente
Renilda Ribeiro Ferrugem
Roseli dos Santos
Rosiane Leite
Sergio Bertoldi
Solange Adão
Suzane Lima de Jesus
Tatiana Cabucci Faria
Valéria dos Santos
Walquiria Peres de Amorim

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DIA DO PROFESSOR


CONFRATERNIZAÇÃO - COMEMORANDO O DIA 15 DE OUTUBRO - 

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada com o ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade de licenciatura, onde se apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de se angariar as primeiras experiências em sala de aula.
Além disso, qualquer outro cidadão que tenha concluído o ensino superior com uma formação complementar posterior (pós-graduação lato sensu ou stricto senso) também pode ministrar aulas na universidade, com a recomendação de que o profissional faça uma especialização de docência em nível superior ou algum outro curso correspondente.
PARABÉNS AMADOS MESTRES, GUERREIROS, PARCEIROS DE LUTA!!!!
                              Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

FORMAÇÃO CONTINUADA 2015

O início do ano letivo de 2015 na E.E.B. Ildefonso Linhares começou com a presença da Professora e Doutora Jimena Furlani em nossa Formação Continuada que tratou de assuntos referentes a Proposta Curricular de Santa Catarina, aprovada em 2014, e os desafios da formação de Educadores para implementar o Respeito á Diversidade como Princípio formativo para toda a Educação Básica.



Jogos de Matemática

   No ano de 2013, a professora de matemática Cristiane Deon Busnello, apresentou o projeto de trabalho - Jogos Matemáticos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento, a criatividade, a concentração, trabalhar as regras, o respeito, a cooperação, a socialização, a resolução de problemas, além de oportunizar  alternativas de aumentar nos alunos a motivação para o processo de aprendizagem.
   Ficou claro que é possível criar estratégias de ensino de forma que os alunos sintam vontade de aprender e que, o processo de ensino aprendizagem possa transformar-se em momento de puro deleite.

VISITA AOS ESTÚDIOS DA RBS TBS TV - 2014




Saiu no G1 SC:

Alunos de escola do Sul da Ilha visitaram a RBS TV
Um grupo de alunos Escola de Educação Básica Idelfonso Linhares, do Bairro Carianos, no Sul da Ilha de Santa Catarina, visitou a redação da RBS TV nesta quinta-feira (29). O passeio faz parte do projeto 'Bem-vinda Garotada', que está no 2 º ano.
A turma de 16 alunos da 8ª serie, acompanhados da professora de matemática Cristiane Deon e da Assessora de Direção, Solange Adão, foi recebida por profissionais de diferentes setores da emissora, que explicaram como funciona o dia a dia e falaram sobre a profissão. Os estudantes também conheceram os estúdios e acompanharam parte das gravações.
A ação 'Bem-vinda Garotada' faz parte da campanha institucional 'A educação precisa de respostas' e as visitas ocorrem uma vez por mês, com estudantes de colégios públicos da Grande Florianópolis.

Mário Motta e Adriana Krauss receberam estudantes (Foto: Marina Scarabelot Cidade/RBS TV)


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ÁFRICA EM NÓS

  Coordenado pela Assessora de direção, Solange Adão, O projeto surge por conta da alteração da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da  Rede de Ensino fundamental e médio a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, cujo conteúdo inclui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil. (art.26 A §1º). Leitura da Lei nº 10.639 para conhecimento. Em em Agosto de 2011 iniciamos uma discussão sobre a Historia da África, dos Africanos e dos Afros- brasileiros,com ajuda do mestres :Profº Jose Nilton da UFSC que fez uma fala sobre:Ética,Etnia,Raça e Cor e a Proª Selma Terezinha Adão coordenadora do Sener na Fundação Catarinense de Educação Especial, que gentilmente aceitou nosso convite e trás a fala sobre Literatura Africana. Nossa intenção e que se trabalhe deste o primeiro dia de aula e ao longo do ano letivo, a cultura africana.


        Serão disponibilizados aos professores filmes, contos, histórias, artes, artistas,livros,que trate sobre o tema para auxiliar em seu planejamento.






         “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.


                                             
                                                                                                                           Nelson Mandela


Em 2012, Comemorando o 20 de novembro com a Feira Cultural E.E.B. Ildefonso Linhares conta com a participação das turmas dos Anos Iniciais, alunos da Correção de Fluxo, atividades das aulas de Educação Artística, Matemática, etc.






Em 2015 a Assessora de Direção Solange Adão auxilia as professoras do 5º ano em uma oficina com a confecção das bonecas, feita com sucata, reaproveitando bolas de isopor e garrafa pet, retalhos, etc..






FEIRA CULTURAL 2015 - Projeto África em Nós


         
     No dia 17 de novembro de 2015, comemorando a semana Cultural coordenado pela assessora de direção Solange Adão, o projeto África em Nós aconteceu este ano no turno noturno com a participação da professora Cláudia Ramos Neves que deu um show com a apresentação de seu espetáculo de música, além de uma aula explicativa sobre a origem do samba e de alguns instrumentos musicais.
     Na sequencia tivemos a apresentação da banda dos jovens que fazem parte do projeto "Paz na Escola" -  da igreja Batista que animou a garotada do ensino médio.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. Nelson Mandela.

sábado, 14 de novembro de 2015

AULÃO IFSC

No dia 14 de novembro de 2015, a professora Aline Madruga, educadora das ciências biológicas, juntamente com Oendel Wagner, que já foi nosso professor de física, e hoje retorna como voluntário, prepararam um super aulão, com uma dinâmica totalmente diferenciada, com aulas expositivas e dialógicas, além de momentos interativos e de socialização, sem contar no quiz  - jogo de perguntas e respostas, transformando as aulas em momentos de aprendizado e deleite!
Este dia foi preparado para alguns alunos da E.E.B. Ildefonso Linhares, que demonstraram interesse em realizar a prova de seleção do IFSC.
Mais uma parceria de sucesso com esses dois profissionais maravilhosos que não medem esforços para colaborar com nossa equipe.



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

GINCANA DIA DAS CRIANÇAS 2015

Neste ano de 2015 a E.E.B. Ildefonso Linhares juntamente com toda a comunidade escolar, desenvolveu durante a semana da criança, algumas atividades com o objetivo de trabalhar dentre outras coisas,  a atenção, cooperação, estratégia, socialização, etc...Destacamos a Gincana dos anos iniciais que foi uma diversão sem igual!  As professoras estão de parabéns pela organização e comprometimento.







MUNDO DAS CORES

  Em 2014, com a ajuda de pais de alunos e mais uma vez contando com a parceria do funcionário Luiz Carlos que não mede esforços para deixar nossa Unidade Escolar um pouco acolhedora, a todos que por aqui circulam, conseguimos iniciar a pintura da área externa da E.E.B. Ildefonso Linhares.
Com poucos recursos, fazendo uso de sobra de tintas e materiais doados por empresas parceiras, conseguimos chegar a este resultado final.







BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Em 2014,inspirada nas obras do artista plástico Ivan Cruz, da série "BRINCADEIRA DE CRIANÇA"  a Assessora de Direção Solange Adão presenteou a Escola com esta obra de arte.



  -  "amarelinha, bola de gude, bambolê, aviãozinho de papel, onde em seus quadros, com mais de 100 brincadeiras diferentes, o artista Ivan Cruz pintou crianças sem rosto, com mãos e pés indefinidos, ele aposta nas cores vivas, pintando sempre no mesmo cenário, ruas de barro, casas com portas simples e telhados triangulares.
E foi partindo deste momento de deleite que a Assessora de direção e Educadora Artística, Solange Adão, revitalizou o interior dos banheiros dos alunos da Escola de Educação Básica Ildefonso Linhares, trazendo cor e movimento para este espaço muitas vezes esquecido.

REVITALIZAÇÃO SALA AMBIENTE - MATEMÁTICA

 

EM 2009, O Assessor de direção Ajamil Fernandes trouxe para a E.E.B. Ildefonso Linhares, a proposta do projeto das "salas-ambiente", com o objetivo de criar salas de aula cujo ambiente proporcione aos estudantes e aos professores uma vivência mais materializada e concreta com os diversos conteúdos a serem administrados e assimilados, dentro da realidade e particularidade que cada um traz.
  Poderão ser trabalhados outros aspectos da vida humano como as cores, os espaços, a agronometria, a música, a imagem, as texturas, odores materialidade e aforma concreta das coisas, a facilidade ao acessoa  matriais de pesquisa, aos multi-meios à interação professor-estuantes ou professores-estudantes, enfim, uma ampliação imensurável das possibilidades das mudanças no processo ensino-aprendizagem.
  Tem como público alvo:  Estudantes das séries finais do ensino fundamental e ensino médio, professores, Assistentes Técnicos Pedagógicos, Profissionais de apoio (como professores das salas de tecnologia) e famílias.
  Porém, a implementação do projeto só foi colocada em prática no ano de 2014, na Gestão do diretor Sergio Bertoldi, José Meurer e Solange Adão, a revitalização das salas de aula teve a participação do funcionário e pai de aluno: Sr. Luiz, sempre prestativo e comprometido em suas atividades junto a esta Unidade Escolar.



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

HORA DO CONTO

    Com início em 2007, na gestão do diretor geral Sergio Bertoldi e Assessor de direção Gregory Stefanio, o projeto "hora do conto" teve início com a participação da professora Margarete; é promovida semanalmente e envolve as turmas dos anos iniciais, com momentos de deleite, trabalhando a ludicidade, com o objetivo de facilitar o acesso dos alunos, aos mais variados gêneros textuais.  Este projeto possibilita o contato com as obras literárias e seus autores, além de instigar os alunos, formando leitores proficientes. 
     Por falta de funcionários, no ano de 2012 este projeto deixou de vigorar.
    Já em 2013, com a readaptação da professora Rosa Maria Sotili este projeto volta a ser desenvolvido com muito apreço e dedicação.  

PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Projeto coordenado pela A.T.P.  Daniela Azevedo, é uma estratégia de integração da saúde e educação por meio da articulação entre os centros de saúde mais próximos à residência dos escolares e a EEB Ildefonso Linhares, incluindo práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma política de cultura de paz, visando ao pleno desenvolvimento dos escolares.
      Dentre os temas trabalhados no PSE, ao longo do ano letivo, podemos elencar:
·         Promoção de segurança alimentar e promoção de alimentação saudável,
·         Promoção de cultura de paz e direitos humanos,
·  Saúde e prevenção nas escolas: o direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/AIDS
·   Saúde e prevenção nas escolas: prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas,
·      Promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável;
·       Promoção da saúde mental;
·   Formação de jovens multiplicadores para atuarem em pares nas temáticas do direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/AIDS
·       Promoção das práticas corporais, atividade física e lazer,
·       Avaliação antropométrica,
·  Projeto Olhar Brasil: envolve triagem oftalmológica feita pelo articulador do PSE e encaminhamento via Centro de Saúde próximo à residência do escolar para consulta oftalmológica com clínicas conveniadas e fornecimento de óculos aos escolares, quando necessário.

PROJETO EDUCANVISA

    Projeto  coordenado pela A.T.P Daniela Azevedo e que tem como objetivo promover a discussão e conscientização da comunidade escolar sobre temas de saúde e vigilância sanitária, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O projeto é estendido a todas as turmas dos anos iniciais dividido em módulos, cujos temas são:
      Saúde e educação: direito de todos,
      Vigilância Sanitária: como começou no Brasil, o que faz e onde atua?
      Medicamentos e seu uso racional,
      Alimentação saudável,
      Propaganda e consumo: medicamentos e alimentos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

OUTUBRO ROSA

 A escola no ano de 2013 adere à campanha do OUTUBRO ROSA sob coordenação da Assessora de direção Solange Adão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo. Como forma de alertar as mulheres, o mês de Outubro passou a ser intitulado de OUTUBRO ROSA.  Toda a comunidade escolar será incentivada a aderir a campanha.  Este projeto tem por objetivo despertar o interesse de todos para o auto exame, despertar o interesse das meninas para o cuidado com sua mama, oportunizar conhecimentos científicos, através de pesquisas, desenvolver uma roda de conversa sobre o tema, criar espaços para exposições de trabalhos, desmistificar a cor rosa como uma cor feminina; e sim a cor da saúde.


                                                    

PROJETO PAZ NA ESCOLA

PROJETO DA PAZ:  Atividade desenvolvida  desde 2013, juntamente com a Orientadora Educacional Maria Nazaré Barreto e a A.T.P Lidiane Cristina da Silva,em conjunto com jovens voluntários, da igreja Batista do bairro Carianos, que desenvolvem trabalhos com metodologias dialógicas, discussões em grupo, atividades práticas no ambiente escolar, duas vezes na semana, durante o horário de aula, em parceria com os professores, buscando melhorias do espaço físico.  O público alvo são os alunos do ensino médio. 
Pretende-se com este projeto, desenvolver nos jovens do ensino médio, um espírito de equipe, valorização do ser humano, trabalhar caráter, dignidade, respeito mútuo, empatia, desenvolvendo relações de cooperação, diálogo, reflexão entre os grupos. 

PNEM - E.E.B. ILDEFONSO LINHARES


PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO (PNEM): O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial no. 1.14º de 22 de novembro de 2013.
 Através deste projeto, o Ministério da Educação tem por objetivo assumir o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público das áreas rurais e urbanas.
 A UFSC é responsável pela coordenação e elaboração do Material didático-pedagógico da formação destes professores. Este projeto tem seu início na EEB Ildefonso Linhares em julho de 2014, envolvendo professores do Ensino Médio cadastrados no senso escolar do ano anterior, tendo como orientadora de estudos a A.T.P Lidiane Cristina da Silva e Coordenadora Mery Neves - GERED.
Nossa pagina no facebook:

https://www.facebook.com/Sism%C3%A9dio-Eebildefonso-Linhares-Sc-827349567284098/?ref=aymt_homepage_panel



O encerramento da primeira etapa do PNEM deu-se com a publicação do livro "PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM FORMAÇÃO:
Saberes e experiências (Grande Florianópolis)."