segunda-feira, 9 de maio de 2011

Projeto Simulado na Escola

PROJETO SIMULADO NA ESCOLA

Desde o ano de 2007, acontece na E.E.B. Ildefonso Linhares o Projeto Simulado, sob coordenação do Assessor de Direção, Gregory Stefanio.

O primeiro esboço de projeto foi elaborado e confeccionado pela A.T.P - Lidiane Cristina da Silva e
A.E. - Cristiani da Silva Pires em 2009.

JUSTIFICATIVA:

A E.E.B. Ildefonso Linhares iniciou este projeto, partindo do interesse do corpo docente desta unidade escolar, valorizando o estudo, buscando a melhoria da qualidade da educação básica, responsabilidade, comprometimento, autonomia, além do interesse dos educandos em melhorar o resultado das avaliações Bimestrais.
Enquanto escola, visamos incentivar o trabalho coletivo dos professores, a interdisciplinaridade, a organização e planejamento, avaliação do trabalho docente, na tentativa de mudarmos constantemente a prática escolar, procurando atender de forma equitativa os educandos.
Os simulados acontecerão em período de aula, semestralmente. Um simulado de cada disciplina.

PÚBLICO ALVO:

O simulado teve como alvo principal os alunos da E.E.B. Ildefonso Linhares, matriculados nos três turnos desta U.E., cursando o ensino fundamental anos finais e Ensino Médio. A idade destes alunos varia de 10 a 21 anos.

OBJETIVO GERAL:

Incentivar a leitura, escrita, raciocínio lógico, a busca e contextualização com exames de vestibular, Enem, questões relacionadas a olimpíada de matemática .

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Trabalhar interdisciplinarmente;
- Estimular os estudos e ampliar o conhecimento sistematizado;
- Familiarizar-se com os métodos e critérios de exames de vestibular e preenchimento do gabarito;
- Incentivar a responsabilidade e comprometimento dos educandos.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

- Área de Linguagem – objetivo Incentivar a leitura e escrita;
- Área Humanas – Estudo do homem e do comportamento humano, diversidade cultural, a riqueza construída sócio histórico culturalmente;
- Matemática – trabalhar o raciocínio lógico;
- Ciências da Natureza – São conteúdos bastante diversificados, e abrangem conhecimentos de Biologia, Química, Física e Geociências.

METODOLOGIA:

Os educadores deverão usar os computadores disponíveis na escola ou particulares se assim preferirem, para pesquisarem e digitarem no programa Word, 07 (sete) questões de múltipla escolha da disciplina que lecionam para cada ano, sendo provas diferenciadas para os períodos matutino, vespertino e noturno.
A montagem do exame simulado será realizada pela equipe pedagógica da E.E.B. Ildelfonso Linhares e professores da sala de informática que terão como função, auxiliar os docentes nas normas de formatação para a prova, gabarito e posteriormente o resultado da prova.
O simulado será aplicado pelos professores regentes e corrigidos pelos mesmos, nos três períodos.
As provas de 6º., 7º. E 8º. Ano do ensino fundamental, 1º., 2º. e 3º. ano do ensino médio serão compostas por questões de múltipla escolha, constando todas as disciplinas da grade curricular.
As provas serão realizadas semestralmente, nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), os alunos respeitarão o horário de aula, não sendo permitida a entrada dos mesmos após o primeiro sinal. Após o início do exame, não será permitido a saída dos educandos da sala de aula após os 30 primeiros minutos da prova.
Além disso, o aluno que faltar ao dia da prova não terá direito a realizá-la em outro momento, já que não é obrigatória.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADE:

Os simulados acontecerão em período de aula, semestralmente. Um simulado de cada disciplina.

CRITÉRIOS DE CONFECÇÃO DAS PROVAS:

- Cada educador deverá entregar as questões do simulado, somando 07 (sete questões) que serão aplicadas em cada disciplina;
- As questões serão de múltipla escolha, de forma clara e objetiva sem que haja dubiedade (opções: a – b – c – d);
- Devem estar separadas por ano e disciplina;
- Fica a cargo do professor a correção a prova e anotação em diário de classe;
- As questões devem ser entregues em fonte: Times New Roman – tamanho 11

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados quanto a responsabilidade, pontualidade, interesse, participação, além dos conhecimentos assimilados ao longo do semestre;
As provas do simulado terão peso 10 (dez), sendo 07 questões com valor de 1,0 (um) ponto para cada questão.
O interesse, responsabilidade, pontualidade, autonomia, será avaliado, considerando a avaliação global do aluno, recebendo 3,0 (três) pontos por este quesito;

Um comentário:

Junior Teles disse...

Ótimo trabalho... Vou toma-lo como inspiração... Parabéns pela iniciativa...