PROJETO SIMULADO NA ESCOLA
Desde o ano de 2007, acontece na E.E.B. Ildefonso Linhares o Projeto Simulado, sob coordenação do Assessor de Direção, Gregory Stefanio.
O primeiro esboço de projeto foi elaborado e confeccionado pela A.T.P - Lidiane Cristina da Silva e
JUSTIFICATIVA:
A E.E.B. Ildefonso Linhares iniciou este projeto, partindo do interesse do corpo docente desta unidade escolar, valorizando o estudo, buscando a melhoria da qualidade da educação básica, responsabilidade, comprometimento, autonomia, além do interesse dos educandos em melhorar o resultado das avaliações Bimestrais.
Enquanto escola, visamos incentivar o trabalho coletivo dos professores, a interdisciplinaridade, a organização e planejamento, avaliação do trabalho docente, na tentativa de mudarmos constantemente a prática escolar, procurando atender de forma equitativa os educandos.
Os simulados acontecerão em período de aula, semestralmente. Um simulado de cada disciplina.
Os simulados acontecerão em período de aula, semestralmente. Um simulado de cada disciplina.
PÚBLICO ALVO:
O simulado teve como alvo principal os alunos da E.E.B. Ildefonso Linhares, matriculados nos três turnos desta U.E., cursando o ensino fundamental anos finais e Ensino Médio. A idade destes alunos varia de 10 a 21 anos.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar a leitura, escrita, raciocínio lógico, a busca e contextualização com exames de vestibular, Enem, questões relacionadas a olimpíada de matemática .
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Trabalhar interdisciplinarmente;
- Estimular os estudos e ampliar o conhecimento sistematizado;
- Familiarizar-se com os métodos e critérios de exames de vestibular e preenchimento do gabarito;
- Incentivar a responsabilidade e comprometimento dos educandos.- Familiarizar-se com os métodos e critérios de exames de vestibular e preenchimento do gabarito;
ÁREAS DO CONHECIMENTO
- Área de Linguagem – objetivo Incentivar a leitura e escrita;
- Área Humanas – Estudo do homem e do comportamento humano, diversidade cultural, a riqueza construída sócio histórico culturalmente;
- Matemática – trabalhar o raciocínio lógico;
- Ciências da Natureza – São conteúdos bastante diversificados, e abrangem conhecimentos de Biologia, Química, Física e Geociências.
- Matemática – trabalhar o raciocínio lógico;
- Ciências da Natureza – São conteúdos bastante diversificados, e abrangem conhecimentos de Biologia, Química, Física e Geociências.
METODOLOGIA:
Os educadores deverão usar os computadores disponíveis na escola ou particulares se assim preferirem, para pesquisarem e digitarem no programa Word, 07 (sete) questões de múltipla escolha da disciplina que lecionam para cada ano, sendo provas diferenciadas para os períodos matutino, vespertino e noturno.
A montagem do exame simulado será realizada pela equipe pedagógica da E.E.B. Ildelfonso Linhares e professores da sala de informática que terão como função, auxiliar os docentes nas normas de formatação para a prova, gabarito e posteriormente o resultado da prova.
O simulado será aplicado pelos professores regentes e corrigidos pelos mesmos, nos três períodos.
As provas de 6º., 7º. E 8º. Ano do ensino fundamental, 1º., 2º. e 3º. ano do ensino médio serão compostas por questões de múltipla escolha, constando todas as disciplinas da grade curricular.
As provas serão realizadas semestralmente, nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), os alunos respeitarão o horário de aula, não sendo permitida a entrada dos mesmos após o primeiro sinal. Após o início do exame, não será permitido a saída dos educandos da sala de aula após os 30 primeiros minutos da prova.
Além disso, o aluno que faltar ao dia da prova não terá direito a realizá-la em outro momento, já que não é obrigatória.A montagem do exame simulado será realizada pela equipe pedagógica da E.E.B. Ildelfonso Linhares e professores da sala de informática que terão como função, auxiliar os docentes nas normas de formatação para a prova, gabarito e posteriormente o resultado da prova.
O simulado será aplicado pelos professores regentes e corrigidos pelos mesmos, nos três períodos.
As provas de 6º., 7º. E 8º. Ano do ensino fundamental, 1º., 2º. e 3º. ano do ensino médio serão compostas por questões de múltipla escolha, constando todas as disciplinas da grade curricular.
As provas serão realizadas semestralmente, nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), os alunos respeitarão o horário de aula, não sendo permitida a entrada dos mesmos após o primeiro sinal. Após o início do exame, não será permitido a saída dos educandos da sala de aula após os 30 primeiros minutos da prova.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE:
Os simulados acontecerão em período de aula, semestralmente. Um simulado de cada disciplina.
CRITÉRIOS DE CONFECÇÃO DAS PROVAS:
- Cada educador deverá entregar as questões do simulado, somando 07 (sete questões) que serão aplicadas em cada disciplina;
- As questões serão de múltipla escolha, de forma clara e objetiva sem que haja dubiedade (opções: a – b – c – d);
- Devem estar separadas por ano e disciplina;
- Fica a cargo do professor a correção a prova e anotação em diário de classe;
- As questões devem ser entregues em fonte: Times New Roman – tamanho 11
- Devem estar separadas por ano e disciplina;
- Fica a cargo do professor a correção a prova e anotação em diário de classe;
- As questões devem ser entregues em fonte: Times New Roman – tamanho 11
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados quanto a responsabilidade, pontualidade, interesse, participação, além dos conhecimentos assimilados ao longo do semestre;
As provas do simulado terão peso 10 (dez), sendo 07 questões com valor de 1,0 (um) ponto para cada questão.
O interesse, responsabilidade, pontualidade, autonomia, será avaliado, considerando a avaliação global do aluno, recebendo 3,0 (três) pontos por este quesito;
O interesse, responsabilidade, pontualidade, autonomia, será avaliado, considerando a avaliação global do aluno, recebendo 3,0 (três) pontos por este quesito;
Um comentário:
Ótimo trabalho... Vou toma-lo como inspiração... Parabéns pela iniciativa...
Postar um comentário